sexta-feira, 14 de agosto de 2015

::: Minha Paixão:::

De todas as paixões e amores que tive na vida (e tenho certeza das que também ainda terei), não existiu amor maior do que eu sinto pela minha mãe.
Há 3 meses atrás ela foi diagnosticada com câncer, essa palavra que assusta, essa palavra que a anos atrás era sinônimo de morte. Graças a Deus, hoje já não é mais...
A primeira pessoa que recebeu essa notícia em casa foi eu...engraçado como a vida trabalha não é? Era um dia comum, e minha mãe deveria passar por uma colonoscopia pois a algum tempo ela vinha com alguns problemas de saúde. Nesse dia, como minha irmã não trabalha, ela que iria acompanhar minha amada mãe, mas como eu disse, a vida é engraçada...meu sobrinho passou mal e eu tive que ir no lugar de minha irmã que por sua vez teve que cuidar de seu filho.
Chegamos normalmente ao hospital e ela fez o exame, foi ai que o médico me chamou na sala quando ela ainda estava meio grogue do exame e ele me disse uma frase que jamais vou esquecer:
- Sua mãe está com um tumor, não sei dizer a gravidade, porém vocês tem que correr pois está bem avançado.
O chão saiu debaixo de mim e após a palavra "tumor" eu não ouvi mais nada. Sai da sala meio em transe, pensamentos se enrolando e não formando nada, só desespero. Fui ao banheiro e fiz o que estava com vontade desde que ouvi o médico e o tumor, chorei...era a única coisa que eu podia fazer no momento. São nesses momentos que a gente percebe o amor e a força que a gente tem. Reuni forças não sei de onde e levei minha mãe para casa sem chorar na frente dela.
O segunda baque nessa história foi o dia que saiu o resultado do exame..."adenocarcinoma moderadamente invasivo", ao qual logo fui a internet pra procurar sobre o assunto e descobri ser um câncer colorretal, dica pra quem está passando por isso, jamais procure na internet, foi a pior coisa que poderia ter feito. Descobrimos que se tratava de um tumor maligno e a parte "moderadamente invasivo" era o que mais me assustava.
Passei dias chorando, chorando, chorando, pensei que iria perder minha mãe e esse pensamento era o meu maior pesadelo se fazendo real. Ela, por sua vez, se mostrou mais do que nunca a mulher por quem eu admiro, forte, positiva sempre e com um sorriso no rosto dizendo que ia enfrentar e vencer!
Os dias foram se passando e parecia uma eternidade, ela teve que passar por milhões de exames e a cada descoberta meu coração foi se aliviando mais. Resumidamente...descobrimos que o tumor era pequeno que não estava tão profundo e o mais importante...não havia mestástase.
Meu maior medo desde a descoberta, era que o médico nos falasse que não havia mais chances, acho que esse é o real medo do câncer. Mas então, o médico falou que ela passaria por uma cirurgia e que como o tumor era pequeno poderia ser uma cirurgia sem grandes cortes chamado laparoscopia. Meu coração se encheu de esperanças pois as chances dela passar por isso e se curar agora eram grandes.
Nesse momento, a 4 dias, minha mãe passou pela cirurgia, tão confiante e positiva como sempre, ela passou por isso com muito otimismo e humor. A recuperação dela está magnífica e a cada dia que passa ela está melhor.
Minha mãe não tem convênio médico, infelizmente os valores para uma pessoa com mais de 60 são absurdos e não conseguimos dar essa segurança e cuidado a ela. Confesso que quando descobri minha mãe doente e tendo que ser tratada pelo SUS me assustei demais, porém onde pudemos adiantamos tudo, alguns exames fizemos pelo particular pela demora, porém as consultas e a cirurgia foi tudo muito rápido, me surpreendi com a rede pública para casos com urgência, em três meses tudo aconteceu e graças a Deus hoje o tumor não faz mais parte da minha mãe, tivemos uma vitória grande nessa luta. Ela ainda não acabou, ainda tem a parte da quimioterapia e tal que ainda nem sabemos como será, mas tenho certeza que ela, minha amada e positiva mãe, passará por isso facilmente.
Eu sempre admirei por demais a dona Deli, a vida nunca foi fácil para ela, porém ela sempre lutou de frente por todos os desafios, mas hoje, eu consigo admirar a amar (como se fosse possível amar mais do que já amo) ainda mais essa mulher, ela passou por esse momento com maestria, com força e segurança de que tudo ia dar certo.
Se hoje você está lendo esse texto por que está passando pela mesma situação, tenha em mente sempre a positividade, ela faz milagres. Por mais difícil que seja a caminhada seja firme, olhe pra frente com determinação de que isso vai passar e tudo vai ficar bem...se deixar se abater as coisas ficam bem piores do que já são.

Eu deixo aqui para o final uma música que minha mãe após a descoberta sempre cantarola aos quatro ventos:

"A vida é pra quem sabe viver
Procure aprender a arte
Pra quando apanhar não se abater
Ganhar e perder faz parte

Levante a cabeça, amigo, a vida não é tão ruim
No mundo a gente perde
Mas nem sempre o jogo é assim
Pra tudo tem um jeito
E se não teve jeito, ainda não chegou ao fim

Mantenha a fé na crença, se a ciência não curar
Pois se não tem remédio, então remediado está
Não é um perdedor
Quem sabe a dor de uma derrota enfrentar
E a quem Deus prometeu, jamais faltou
Na hora certa o bom Deus dará

Deus é maior!
Maior é Deus, quem tá com Ele nunca está só
O que seria do mundo sem Ele

Chega de chorar
Você já sofreu demais, agora chega
Chega de achar que tudo se acabou
Pode a dor uma noite durar
Mas um novo dia sempre vai raiar
E quando menos esperar, clareou

Clareou..."

Nenhum comentário: