quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Déjà vu


Vc já teve um déjà vu?

Não sabe...

Não teve...

Não se lembra...

Q pena...hauhuauahua...

Pq o déjà vu é uma das sensações mais viajantes que uma pessoa pode ter...e o melhor...sem qualquer tipo de estimulante...é natural...huahuahuahuahuahua...
Pra quem não sabe...o déjà vu é aquela sensação de que vc já viveu aquela situação ou que vc já esteve naquele local ou que já disse aquela frase a algm, muitos acreditam que essas sensações seriam recordações de vidas passadas, existem várias teorias sobre o assunto as principais são:


Atenção dividida

Quando estamos distraídos com alguma outra coisa, captamos subliminarmente o que está ao nosso redor mas não registramos de modo consciente. Então, quando somos capazes de nos concentrar no que estamos fazendo, esses ambientes periféricos dão a sensação de já serem familiares para nós. Antes de realmente olharmos para o local, nosso cérebro já o processou visualmente e/ou através do odor ou som, de modo que, quando realmente olhamos para ele temos a sensação de que já estivemos lá antes.

A teoria do holograma

O psiquiatra holandês Hermon Sno propôs a idéia de que as memórias são como hologramas, significando que você pode recriar a imagem tridimensional inteira a partir de qualquer fragmento do todo. Contudo, quanto menor o fragmento, mais confuso o quadro final. O déjà vu, segundo ele, acontece quando algum detalhe do ambiente onde estamos no momento (uma vista, som, odor, etc.) é similar a algum resquício de memória do nosso passado e o cérebro recria uma cena inteira a partir desse fragmento.

Processamento duplo (ou visão atrasada)

Outra teoria baseia-se no modo como nosso cérebro processa as informações novas e como ele as armazena em memórias de longo e curto prazo, uma resposta neurológica atrasada causa o déjà vu. Como a informação entra nos centros de processamento do cérebro através de mais de uma via, é possível que ocasionalmente essa mistura de informações não ocorra em total sincronia. Descobriu-se que o lobo temporal do hemisfério esquerdo do cérebro é responsável por classificar as informações que chegam, o lobo temporal recebe duplicadas essas informações, que chegam com um leve atraso (de milissegundos) entre elas: a primeira vem diretamente e a outra passa primeiro pelo hemisfério direito do cérebro. Se essa segunda transmissão tem um atraso um pouco maior, o cérebro pode classificar de modo errado essa parte da informação e fazer seu registro como sendo uma memória passada, porque ela já foi processada.

"Memórias" de outras fontes

Essa teoria propõe que temos muitas memórias armazenadas que vem de diferentes aspectos da nossa vida, incluindo não apenas nossas próprias experiências mas também filmes e quadros que vimos, assim como livros que lemos. Podemos ter memórias muito fortes de fatos sobre os quais lemos ou vimos sem que realmente os tenhamos experimentado, e com o tempo essas memórias podem ser empurradas para o fundo da nossa mente. Quando vemos ou experimentamos algo muito similar a uma dessas memórias, podemos experimentar uma sensação de déjà vu.

...Essas são algumas das teorias existentes, porém ainda não se sabe ao certo na ciência qual a causa correta...

HAAAAAAAAA FERIADÃO CHEGANDOOOOOOOOO...

BJOKS♥

Um comentário:

Anônimo disse...

eee cabeçona... esse eu já tinha lido.. rs
tem q atualizar essa budega...
pq se não vou entrar aki quinhentas vezes e lêr a mesma coisa... e vc nem decorou meu IP ainda pra saber q fui eu... hahahah